Seis passeios pelos bosques da ficção - 6a aula
- morhyjr
- 2 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

Nesta última palestra Umberto Eco reflete em profundidade a relação entre ficção x realidade- suas influências recíprocas, a estimulante procura pelo mundo real do que foi narrado na ficção, e vice-versa.
Tópico: Existe alguma informação ou estilo textual que vai orientar o leitor quanto ao fato de estarem lendo ocorrências reais ou fatos puramente inventados por escritores talentosos?
Hà também variados exemplos do quão perigoso pode ser a má interpretação ficcional quando confundida com a realidade. Cito:
1 - A narração radiofônica da obra de ficção A Guerra dos Mundos , de H. G. Wells feita por Orson Welles, que levou a sociedade americana ao desespero , até que Orson Welles, veio a publico explicar em detalhes o que ocorrera.
2- O resultado catastrófico da publicação da ficção Os protocolos de Sião para a comunidade judaica na Alemanha Nazista, onde uma série de "documentos" serviram de referencia para sedimentar a obscura crença de que os judeus estariam preparando uma conquista mundial.
Aqui termina o ciclo das 6 palestras proferidas pelo intelectual Umberto Eco nas "Conferências Norton", em Havard.
Até breve!





















Comentários