Memórias de uma guardadora de livros
- morhyjr
- 9 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Autora: Cristina Antunes. Entrevista a Cleber Teixeira e Dorothée de Bruchard - Editado em texto corrido. Ano: 2004. Editora: Escritório do livro. Imprensa Oficial. Coleção: Memória do Livro - numero 3.
Caixa com 2 livros: Este que segue e outro do José Mindlin.

Sobre o Livro:
Narra as vivências e a vida da autora, guardadora de livros da biblioteca Guita e José Mindlin. Seus causos, curiosidades, viagens a estudos em Universidades Norte-Americanas para aperfeiçoar e aprofundar seus conhecimentos sobre livros , bibliotecas e cuidados com estas em geral.
As explanações técnicas não tornam o texto enfadonho, já que estão diluídas entre fatos interessantíssimos.
É um passeio lúdico numa prosa clara, por vezes lírica e objetiva.
Inclui apêndice.
Neste volume constam fotografias da biblioteca, dos funcionários, de capas de livros raros e cordéis; tudo em tons monocromáticos sépia.
Prosa:
Fluxo narrativo: Moderado.
Estilo descontraído e informal. Muito saboroso.
Sobre a biblioteca:
O história da biblioteca Mindlin é contada desde seu início numa residencia em São Paulo, até a sua incorporação à Universidade de São Paulo (USP).
Há momentos marcantes na história da biblioteca,como:
- O antes e o depois da descoberta do público após a divulgação jornalística em TV, jornais, revistas e periódicos, levando a um aumento vertiginoso de solicitações para visitas, pesquisas, exposições, outros.
- A informatização e consequente catalogação de todo o acervo em computados.
A biblioteca Mindlin, até a data de 2004 era considerada a biblioteca com a maior Brasiliana das Américas.
Até o ano referido (2004) o acervo constava de :
Periódicos: 1000 títulos.
Livros: 30.000 títulos
Gravuras: Centenas.
Funcionários:
D. Elisa, Sra Rosana e Cristina (autora do livro). Todas poliglotas e trabalhadoras em tempo integral. A sra. Cristina Nunes passou 21 anos trabalhando nesta biblioteca , fazendo de tudo um pouco.Conheceu visitantes ilustres como: Mário Vargas Llosa, Mia Couto, Agualusa...
Além de livros o acervo contava também com centenas de gravuras em aquarela, madeira, metal, ... Estes ao cuidado do Sr. Sérgio Pizoli.
Apêndice:
Neste apêndice há detalhamento das principais obras raras que o acervo possuía, com datas e diversas informações sobre o do porque estas são consideradas raras.
O modo de acondicionamento dos livros, a importância do ateliê da Sra. Guita Mindlin para restauro e conservação do acervo.
Excelente livro!




















Comentários