top of page

Shakespeare & Company

  • morhyjr
  • 9 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Autora : Sylvia Beach . Editora: Casa da Palavra. 2a Edição. Sylvia Beach nasceu na Costa Leste dos Estados Unidos em 1887, filha de um reverendo presbiteriano que viajava bastante pela Europa. Características da Prosa: Narrado em 1a pessoa pela autora-personagem, este livro tem capítulos oras longos oras curtos, voltados para eventos exteriores, de uma objetividade marcante, com personagens planos, pouquíssima subjetividade, estilo enxuto, denso, inflexivelmente descritivo, com fotografias e desenhos entre os capítulos,

Enredo:

O enredo dá enfoque aos estimulantes anos de 1920 na França, a partir de quando a autora inaugura sua livraria de obras em Inglês - a Shakespeare & company localizada primeiramente em Paris na " rue Dupuytren, em 1919. Necessitando de mais espaço, transfere a livraria para o endereço " rue L`Odeon ,12 " (em 1921). Desde 1951, estabeleceu-se em Paris uma imitação da livraria de Sylvia, na " rue de la Bucherie" , a margem do Sena, em frente a Catedral de Notre-Dame - que foi a que conheci e fotografei. Neste decênio de 1920, ser sócio dava direito a empréstimos de livros e participação nos eventos literários, como a leitura publica de textos - André Gide, Hemingway, foram alguns dos primeiros sócios da Livraria. Sylvia Beach , além de inteligente e dedicada, tinha uma acertada intuição para detectar novos e bons escritores, tanto é que moveu montanhas para traduzir e editar a colossal obra “Ulysses”, de James Joyce. Ficou amiga da maioria dos grandes literatos, como: Scott Fitzgerald, Hemingway, Andre Gide, Gertrude Stein, John dos Passos, outros. Muitos intelectuais e leitores da boa literatura transformaram a Livraria Shakespeare e Company em ponto turístico obrigatório para se conhecer quando em Paris. Sylvia Beach foi levada a fechar a sua livraria durante a ocupação nazista na frança.

Errata:

Não consta neste livro o que eu disse no post “ Na Paris Literária”, que afirmava que escritores em dificuldades econômicas poderiam se abrigar num dos quartos da livraria em troca de “favores literários”. (Esta informação tirei de um site na internet).


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page