A origem do papel
- morhyjr
- 18 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

Há aproximadamente 6 mil anos, quando surgiu a escrita, conhecida como escrita cuneiforme, os textos eram impressos em tabuletas de madeira ou argila.
Foi somente em 3000 aC. que os egípsios criaram outra forma de suporte : - O papiro ( feito do vegetal Cyperus papyrus).

Em 105 dC na China, observando algumas vespas, T´sai Lun observou que estas "mordiscavam " lascas de madeira e misturavam com suas secreções, formando uma massa pastosa que quando seca tornava-se maleável e relativamente resistente. T´sai Lun , então, cozinhou alguns gravetos e vegetais, obtendo assim o papel.

500 anos após os experimentos de T´sai Lun o papel de fibras vegetais foi introduzido no Japão por monges budistas coreanos.
Em 751 dC. artesãos chineses , prisioneiros de guerra, revelaram aos árabes o segredo da fabricação de papel, e estes difundiram este segredo aos espanhóis durante as invasões mouras. Daí em diante a fabricação de papel difundiu-se em toda a Europa.
Curiosidades:
A atual produção industrial de papel utiliza duas espécies vegetais para extração da fibra vegetal: O Pinheiro (pinus sp.) e o Eucalipto (Eucalyptus sp).
Um suporte eficiente para a escrita foi por muito tempo o pergaminho, feito de couro bovino curtido.
Fontes consultadas:
www2.ibb.unesp.br/museu_escola
Enio Hayasaka e Silvia M. Nishida.
Wikipedia




















Comentários