top of page

Teatro da Paz em Belém do Pará

  • morhyjr
  • 24 de abr. de 2017
  • 1 min de leitura

Decalquei da internet dois textos que falam da história deste grandioso teatro de minha querida Belém do Pará. São textos breves que muito dão a conhecer deste espaço artístico-cultural.


http://www.thegreenclub.com.br/arquitetura/theatro-da-paz-uma-joia-neoclassica-na-amazonia/


O Theatro da Paz, originalmente chamado de Theatro Nossa Senhora da Paz, nome dado pelo Bispo da época Dom Macedo Costa, em homenagem ao fim da Guerra do Paraguai, porém o próprio Bispo resolveu alterar ao observar que o nome “Nossa Senhora” seria impróprio para um espaço onde realizavam-se apresentações mundanas e sequer alguma representação religiosa.





http://theatrodapaz.com.br/oTheatro.php



O Theatro da Paz foi fundado em 15 de fevereiro de 1878, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região amazônica. Belém foi considerada “A Capital da Borracha”. Mas, apesar desse progresso a cidade ainda não possuía um teatro de grande porte, capaz de receber espetáculos do gênero lírico. Buscando satisfazer o anseio da sociedade da época, o governo da província contrata o engenheiro militar José Tiburcio de Magalhães que dá inicio ao projeto arquitetônico inspirado no Teatro Scalla de Milão (Itália).

Foi a primeira casa de espetáculos construída na Amazônia e tem características grandiosas: 1.100 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal, piso em mosaico de madeiras nobres, afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. Localiza-se na cidade de Belém, no Estado do Pará. Atualmente, é o maior Teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil. Com cerca de 130 anos de história, é considerado um dos Teatros-Monumentos do País.

 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page