top of page

Da necessidade de se consultar variadas fontes.

  • Murilo Morhy Jr
  • 26 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Selecionei de minha biblioteca pessoal alguns erros propagados por célebres biografos encontrados nas biografias de escritores não menos consagrados.


1- O tiro desferido contra Joseph Conrad:


Alguns biógrafos atestam que Conrad, em sua juventude libertina, desferiu um tiro contra o próprio peito durante uma tentativa de suicídio em decorrência de dívidas de jogo. O projétil atingiu um de seus pulmões. Foi grave, mas não fatal.

O prórpio Conrad refere em sua biografia romanceada -" A flexa de ouro"- que fora alvejado num duelo em defesa da honra de sua amada. Ficção?

Fico com os biógrafos, pois, nos livros de Conrad ficção e realidade estão sempre imbricados.



Fontes consultadas:

"The Life of Joseph Conrad", de John Batcherlor. Ed. Blackwell , Publishers.

" A Flexa de Ouro", de Joseph Conrad.

" Um registro Pessoal", também de Conrad.




2- Sobre a data de adoção do pequeno Jean Genet por artesãos do Morvan francês.


No seu grandioso ensaio - "Saint-Genet, ator e mártir"- Jean-Paul Sartre situa a adoção de Genet aos sete anos de idade, quando na verdade fora aos 7 meses (há fotos do bebê nos braçõs de sua ama-de-leite).

Este erro pode ter sido plantado pelo próprio Genet, já que este era um deslavado mitômano e Sartre baseou-se em suas confidências para desenvolver seu ensaio - mas não comprometeu em quase nada as análises e idéias desenvolvidas neste livro. Além do que, quando Genet surgiu no cenário artístico fgrancês, as informações sobre seu passado eram precárias, já que poucos eram os registros da vida deste pária social, percorridas em presídios, guetos, bas-fonds, fronteiras, portos... Somente mais tarde surgiram biógrafos profissionais, como Edmund White, para investigar in loco seu obscuro passado.



´Para a página não ficar muito extensa, cansando o leitor, publico a continuação deste post amanhã.

Até lá!


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page