Da necessidade de se consultar variadas fontes - II parte
- morhyjr
- 26 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
3- Daniel Piza e Os mistérios da literatura.

No ensaio sobre Edgar Allan Poe há um erro crasso sobre a morte deste escritor gótico:
a - Daniel Piza afirma que Poe estava embarcado e alcoolizado quando viu o reflexo da Lua no espelho das águas e atirou-se da amurada para bebê-la, morrendo afogado.
De onde ele tirou isso?
Várias fontes afirmam que Poe foi encontrado delirando numa sargeta de Boston- EUA. Levado ao hospital veio a óbito em poucos dias.
Estudiosos acreditam que Poe morreu devido ao abuso de álcool, sífilis terciária ou raiva humana, já que o quadro clínico atestava hidrofobia, psicose e degradação física.
b- Sobre Machado de Assis:
Esta biografia sobre Machado de Assis continham tantos erros , encontrados pela crítica especializada, que falavam-se até em "recall" do livro.
Ainda não li este seu livro.
Daniel Piza era colunista do jornal O Estado de S. Paulo, onde começou a carreira em 1991. Escrevia aos domingos no Caderno 2 e, desde 2004, assinava também uma coluna sobre futebol, além de manter um blog no portal estadão.com.br. Apresentou os programas Estadão no Ar e Direto da Redação na rádio Estadão ESPN.
4- O erro sobre Jean Genet:

Durante uma visita a um sebo em Pinheiros- São Paulo, encontrei um livrinho velho e amarelado que tratava de comentários sobre Jean-Paul Sartre e sua obra. Comprei-o e li.
Num desses textos é nos dito que o escritor Jean Genet, enamorou-se na maioridade,e casou, com uma senhora mais velha e maternal.
Caramba! De onde veio isto???
O que sei de suas biografias - principalmente da de Edmund White, considerada a definitiva- era que Jean Genet sempre fora homossexual exclusivo e que até o final da vida manteve intensos relacionamentos homoafetivos com inúmeros parceiros.
Bem... me desfiz deste livro, o que é uma pena, já que poderia tê-lo guardado como uma curiosidade.




















Comentários