Calendário Literário
- morhyjr
- 2 de mai. de 2017
- 2 min de leitura
Calendário Literário
Reuni da internet as principais datas comemorativas referentes a Literatura.
Espero que gostem.
Dia Mundial do Livro é comemorado anualmente em
23 de abril.

Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 23 de abril No Dia Mundial do Livro também é celebrado o dia dos Direitos de Autor.
Dia do Leitor 7 de Janeiro

Esta é uma data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura, ou seja, que amam livros! Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler. O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas. A literatura ainda é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira, comemorada anualmente em 1 de maio; e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril.

Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
Dia 14 de março se comemora o dia do LIVREIRO

Assim, nunca foi tão atual a fala de Monteiro: "Entre os mais humildes comércios do mundo está o do livreiro. Embora sua mercadoria seja á base da civilização, pois que é nela que se fixa a experiência humana, o livro não interessa ao nosso estômago nem a nossa vaidade. Não é, portanto compulsoriamente adquirido. – O pão diz ao homem: ou me compras ou morres de fome; - O batom diz á mulher: ou me compras ou te acharão feia. E ambos são ouvidos. Mas se o livro alega que sem ele a ignorância se perpetua, os ignorantes dão de ombros, porque é próprio da ignorância sentir-se feliz em si mesma, como o porco com a lama. E, pois o livreiro vende o artigo mais difícil de vender-se. Qualquer outro lhe daria maiores lucros; ele o sabe e heroicamente permanece livreiro. E é graças a esta generosa abnegação que a árvore da cultura vai aos poucos aprofundando as suas raízes e dilatando a sua fronde. Suprimam-se o livreiro e estará morto o livro – e com a morte do livro retrocederemos á idade da pedra, transfeitos em tapuias comedores de bichos de pau podre. A civilização vê no livreiro o abnegado zelador da lâmpada em que arde, perpetua à trêmula chamazinha da cultura. " A 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Festa Literaria Internacional de Paraty - Brasil

A 15o Edição da FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 26 a 30 de julho de 2017 terá como autor homenageado Lima Barreto.
A curadoria ficou a cargo de Josélia Aguiar que pretende também “valorizar a experiência corporal de estar em Paraty, fortalecer sua dimensão literária e reforçar o diálogo com outras artes, uma marca sua desde a primeira edição.”
FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ - Outubro

Outubro de 2017, na Livraria da FOX - Na Foxvídeo – Belém Pará http://flipara.com.br/blog/




















Comentários