top of page

Hamlet

  • morhyjr
  • 4 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Texto Dramático de William Shakespeare.

Editora Peixoto Neto.

Coleção Os Grandes Dramaturgos.

Enredo:

A estória começa com a aparição do fantasma do Rei da Dinamarca, recentemente morto, vagando na madrugada pelos arredores do palácio Real. Seu filho, o principe Hamlet , é isecretamente niformado e solicitado a inquirir o fantasma sobre o motivo da aparição .

O fantasma diz ao filho que não morrera de acidente ofídico , como fora divulgado, mas de envenenamento criminoso perpetrado pelo próprio irmão, o atual Regente, que além de amealhar o trono desposou a Rainha, mãe de Hamlet.

Tem início então todo um rosário de intrigas palacianas , traições, ambições , assassinatos, culpas e loucura. Tudo descrito de modo sutil e estilizado, sem banhos de sangue ou cenas cruentas.


Sobre o príncipe Hamlet:

Futuro sucessor do trono da Dinamarca , Hamlet é introspectivo, introvertido, dado a intensas reflexões , astuto e amado por seu povo- o que o protege das más intenções do atual Regente.


Sobre a arte dramática em Hamlet:

Ao instruir um grupo de teatro que iria atuar na corte Real , Hamlet dá a esta uma breve instrução aos artistas:

" - Mas também nada de contenção exagerada: teu discernimento deve te orientar. Ajusta o gesto à palavra, a palavra ao gesto, com o cuidado de não perder a simplicidade natural.

Pois tudo que e forçado deturpa o intuito da representação, cuja finalidade, em sua origem e agora, era, e é, exibir um espelho à natureza; mostrar a virtude sua própria expressão; o ridiculo sua própria imagem e a cada época e geração sua forma e efígie".


Curiosidades:

Já no final da trama o príncipe Hamlet, com o crânio desencavado de um finado amigo, reflete a um amigo sobre a finitude humana e a falta de sentido dos feitos dos grandes líderes da historia. Nada de "Ser ou não ser, eis a questão" - isto é pronunciado em outro momento e sem o crânio.


Comentário:

Comprei e li este texto dramático seguindo a orientação de David Ball no seu excelente livro "Para trás e para a frente", que disseca e orienta o leitor iniciante de textos dramáticos de forma clara e didática; Já o li e gostei muito. Recomendo.


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page