top of page

The Life of Joseph Conrad - Parte I

  • morhyjr
  • 8 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

A situação política na Polônia de Conrad


Na época que antecedeu ao nascimento de Conrad a Polônia estava sob um sufocante enclave Russo, Austríaco e Prussiano e que, apesar da hoje Ucrânia, ter seus líderes políticos regionais , o Reino era capitaneado pela mão de ferro do Tsar da Rússia.

O 1o grande levante popular em 1830 levou muitos poloneses ao exílio na Sibéria e outros à pena capital.

No 2o levante, em 1863 estavam envolvidos o pai de Conrad , o Sr. Apollo Korzeniowiski e outros amigos e parentes, que eram "Reds", ou seja, contrários à negociação com o império russo, como eram os moderados "Whites", os quais pertenciam à família da mãe de Conrad: Eva Bobrowski.

Apollo apaixonou-se por Eva, foi correspondido e casaram-se, porém, contra a vontade seus familiares.

Em Outubro de 1861 o casal é preso e condenado por ativismo político anti-Rússia sendo posteriormente mandados à Sibéria.

Em 18 de Abril de 1865 Eva vem a falescer. Conrad tinha 7 anos.

Quatro anos depois Apollo morre de tuberculose, 1 ano e meio após deixar a Sibéria - por estar com a saúde bastante debilitada. Conrad tinha 11 anos.


Sobre Apollo Korzeniowiski:

Apollo K. Era um intelectual idealista, politico radical, cristão fervoroso e homem de ação, que , atravéz das traduções para o polonês de Shakespeare, Dickens, Vitor Hugo...influenciou e introduziu o pequeno Conrad ao mundo das belas-letras.

Após a orfandade Conrad passa aos cuidados do amigo da família Stephan, que também era "Red" e culto.


O órfão:

Aos 12 anos o nosso futuro escritor passa para a guarda de sua avó materna : Teófila Bobrowski, com a qual vive de 1870 a 1873, na Cracóvia.

Nesta época frequentou escolas para crianças órfãs e variados acolhimentos por parte de parentes e amigos da família, até chegar à tutela de Tadeuz Bobrowiski, irmão de sua mãe.

Tadeuz tranferiu para o sobrinho o amor que tinha por sua filha que morreu ainda pequenina e que era amiga de Conrad.


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page