top of page

The Life of Joseph Conrad - Parte II

  • Murilo Morhy Jr
  • 10 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura


O pequeno Conrad


Tadeuz transferiu para o sobrinho o amor que tinha por sua pequena filha, falecida recentemente e que era amiga próxima de Conrad. Nesta época Tadeuz caracterizava o pequeno Conrad de maneira insatisfatória: - Conrad era dado a crises nervosas, aversão à autoridade, desobediente e que causou problemas em todas as escolas que frequentou. Foi nesta época que Conrad mostrou grande interesse para engajar-se na marinha, o que , a princípio, fora desestimulado por seus parentes; porém, Tadeuz Bobrowski não conseguiu para o sobrinho a cidadania austríaca e como Conrad era filho de políticos radicais condenados ele estava em perigo. O projeto foi então revisto.


Migração

Em 19 de Setembro de 1874 Conrad deixa a Polônia e entra na Marinha Mercante Francesa como aprendiz. Da intensa correspondência por cartas entre sobrinho e tio hoje só restam as cartas escritas por Tadeuz a Conrad. As cartas que ficaram com Tadeuz perdeu-se em um incêndio na casa deste. Conrad estava com 16 anos de idade.


As cartas


Tadeuz Bobrowski , tio de Joseph Conrad

As correspondências remanescentes mostram um tio solícito, afetuoso e preocupado com a nova vida do sobrinho. Estas trocas de cartas mantiveram-se por cerca de 20 anos - de 1874 quando Conrad partiu para a França até a morte de Tadeuz em 1894. Tadeuz estimulava o sobrinho no esmero dos textos, pois, via como valiosa oportunidade estas servirem como registros para possível publicação futura, o que interessaria aos leitores poloneses, já que poloneses escritores do mar eram peculiarmente raros e , quem sabe... Conrad poderia vir a ganhar um bom dinheiro com a publicação dos textos destas cartas.


Conrad na França

A França nesta época mantinha estreitas relações com a Rússia Tzarista, logo, Conrad, após 3 anos e meio de viagens para aprendizado náutico na França optou a estabelecer-se na Inglaterra, fugindo do alistamento militar obrigatório russo.


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page