The Life of Joseph Conrad - Parte III
- morhyjr
- 11 de mai. de 2017
- 2 min de leitura

Eu e o veleiro Cisne Branco
Estação das Docas em Belém do Pará
A Naturalização Inglesa
Joseph Conrad engajou-se na Marinha Mercante Britânica em 1880 como 2º imediato e após constantes navegações, provas e testes , conseguiu seu “Master´s Certificate” em 1886. Neste mesmo ano o Ministério de Estado Britânico para Assuntos Russos liberou Conrad das obrigações com o Estado Russo. A partir de então Conrad ganha sua naturalização Inglesa.
A morte do tutor Tadeuz Bobrowski
Em Fevereiro de 1894 Tadeuz Bobrowski morre, deixando o sobrinho arrasado e entristecido por muito tempo – segundo o próprio Conrad ressalta em carta a um amigo.
Conrad estava há cinco anos escrevendo o livro A Loucura de Almayer e só o concluiu com os 3 últimos capítulos, após o falecimento do tio.
Muitos estudiosos supõem que Tadeuz de alguma forma inibia a psicologia de Conrad, que, a partir de agora, estava “disponível” para liberar pela literatura suas dores, conflitos e criatividade há muito sufocada.
Sob Forças Contrárias
O caráter de Tadeuz Bobrowski, como tenacidade, lealdade, consequente, conflitam com a personalidade de Apollo, seu pai, que era idealista, impulsivo, dado ao auto sacrifício e imprudente.

Assinatura definitiva de Joseph Conrad apartir de suas primeiras publicações em Inglês.
****
Aqui termina o 1º capítulo do livro The Life of Joseph Conrad.
O 2o capítulo narra em maiores detalhes a vida peregrina deste lobo-do-mar e das belas-letras, suas crises íntimas , suas 3 grandes viajens à América do Sul - quando na Marinha Francesa,- sua tentativa de suicídio, suas dificuldades financeiras...
Pretendo publicar este 2º capítulo, que já está pronto, no próximo final de semana.
Até lá!!!




















Comentários