The Life of Joseph Conrad, parte IV.
- morhyjr
- 14 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
Conrad na França
O ano é 1874. Conrad chega a Marselha (França), onde permanece dos 16 aos 20 anos. Durante este período faz 3 grandes viagens à América do Sul, em especial à Martinica. Seu tio Tadeuz lhe dá 2000 francos e contata duas pessoas para tutorar o sobrinho. Uma dessas pessoas é Jean Baptistin, um marítimo corso de 40 anos experiente nas coisas do mar. A relação de Conrad com Baptistin serviria de modelo para marcantes personagens dos futuros livros de Conrad e, neste período, atuou psicologicamente como uma 3ª grande influência e modelo masculino para o jovem aprendiz.
Sobre a tentativa de suicídio de Conrad em 1878.
Tadeuz conta que foi chamado por telegrama à Marselha onde ficou a par do ocorrido: - O jovem Conrad tentando ganhar dinheiro foi a Monte Carlo jogar nos cassinos e perdera algo em torno de 8000 francos. Sozinho, angustiado e endividado Conrad desferiu um tiro de revolver no próprio peito. O projétil não atingiu o coração ou grandes vasos sanguíneos e não foi fatal. Tadeuz pagara as dívidas. Para seus conterrâneos Tadeuz relatou que Conrad fora ferido num duelo.

O jovem Joseph Conrad
A partida de França
Nesta época a França mantinha estreitos laços diplomáticos com a Russia, logo, Conrad teve de partir para evitar o alistamento militar obrigatório nas fileiras russas. Em Julho de 1878, a bordo do navio Narcissus, Conrad chega a um porto Inglês.




















Comentários