The Life of Joseph Conrad - V parte.
- morhyjr
- 15 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
Em Julho de 1878 Conrad engaja-se no navio “Skinner of the Sea”, um cargueiro Inglês que transportava combustível (carvão?), perfazendo a rota New Castle – Lowestoft. Devido aos incidentes anteriores seu tio Tadeuz escreve-lhe uma agressiva carta de reprimenda quanto a vida libertina e boêmia do sobrinho; Sensato , Conrad parte então de trem para Londres à procura de trabalho que lhe permitisse uma renda financeira independente e aprendizado náutico. Conrad tinha 19 anos. O jovem consegue engajar-se como “Ordinary Sailor” no navio “Duke of Shutherland” que segue para a Austrália. Lá passa 5 meses em Sydney, onde, nas horas vagas, aperfeiçoa seus idiomas preferidos : O Inglês, o Francês e o Russo. Lê bastante principalmente Shakespeare, Flaubert e outros grandes estilistas das belas-letras. Neste mesmo ano , Conrad, na segunda tentativa, consegue seu “Master´s Certificate”, o que deixa seu tio Tadeuz bastante orgulhoso e emocionado.
Entre os anos de 1888 e 1889 Conrad assume o comando do navio “Otago”, seu primeiro e único comando - Iria ainda navegar bastante, mas não como comandante.

Esta é a embarcação "Otago", que Joseph Conrad comandou.
Neste ano começa a escrever seu primeiro livro- “A Loucura de Almayer”.
Curiosidades literárias: Em 1886 Conrad desembarca na Inglaterra e estabelece-se em Londres para passar algumas semanas de descanso; foi então que escreveu o conto “ The Black Mate” para um concurso literário para “homens – do-mar”, com o seguinte tema: - Minha experiência como marinheiro. Este foi um marco literário para Conrad e, a partir de então, pode-se acrescentar o adjetivo “escritor” às possibilidades futuras dele.




















Comentários