Entrevista virtual com o autor Amaury Braga Dantas
- morhyjr
- 25 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Tomei a liberdade de enviar algumas perguntas ao Dr. Amaury sobre seu livro Maria Fumaça. E não é que ele me respondeu!?
Segue abaixo a entrevista. Boa leitura!

Amaury Braga Dantas 14 de jun (Há 8 dias)
1- Soube que o Sr. dialogou com os habitantes do interior do Pará para coletar informações para seu livro Maria-Fumaça. Poderia relatar a experiência?
Na precária existência de arquivos e pobre bibliografia sobre a História da Estrada de Ferro de Bragança tive que recorrer a entrevistas com pessoas idosas e que me foram muito úteis. A experiência de saber ouvir os relatos e comparar com outros semelhantes me fez desenvolver a técnica de construir uma versão ficcional, isto é verossímil, ainda que substanciada em diversas realidades expressadas na oralidade. Foi muito legal.
2- Quais cidades visitou?
Fui a Bragança, diversas vezes. Também a Capanema, Quatipuru, Santa Luzia, Tracuateua e, sempre conversando com as pessoas.
3- Quanto tempo durou a produção do texto?
A pesquisa ( entrevistas, levantamento bibliográfico de livros, revistas e jornais, elaboração de notas e roteiro) demorou cerca de três anos. Depois disso
veio a parte mais gostosa que é a elaboração do texto, que leva menos tempo, aproximadamente 1 ano e meio. Total de 4 anos aproximadamente.
4- Está trabalhando em algum novo projeto atualmente?
Sim, venho fazendo outro romance que vai tratar de teatro, música e febre amarela; também preparo o lançamento do Estatuto das Mangueiras, que foi premiado pela Academia Paraense de Letras, com fotografias de Newton Bellesi;
Preparo também uma edição comemorativa do meu primeiro livro que se chama Um,Dois,Três... Era Uma Vez, que será dedicada às crianças, com personagens da mitologia da Amazônia: Curupira, Sapo Cururu, Vitória Régia ...
Além de minha crônica aos domingos no Liberal.
Tenha certeza que seu Blog é um case de sucesso que acompanho com atenção e interesse.
E participar dele é uma honra e também uma alegria.
Conte sempre comigo, amigo. Sempre à sua disposição e dos leitores.
Grande abraço!




















Comentários