Luigi Pirandello
- Murilo Morhy Jr
- 2 de jul. de 2017
- 1 min de leitura

Em 1934 a obra do italiano Luigi Pirandello foi apreciada pelo júri do Prêmio Nobel de Literatura e no mesmo ano foi-lhe outorgado o Prêmio, o que é raríssimo. Pirandello estava com 67 anos e tinha celebridade recente, devido principalmente ao seu teatro.
Pirandello iniciou sua carreira artística escrevendo poesias líricas, passou depois aos contos e romances; aos 50 anos descobre-se autor dramático e, a partir de então, publica cerca de 40 peças teatrais em 20 anos.
Celebrado primeiramente pelos franceses ele recebe o prêmio Legião da Honra pelo Ministro do Exterior Francês.
Muitos dos temas centrais no seu teatro já se encontravam nos seus escritos pré-teatrais, como: Análises do Eu, e este Eu como unidade ilusória, que ele trata de diversos ângulos. Obscuridade após obscuridade, tudo aí é relativo, sem centro gravitacional. Apesar disto as peça cativam e encantam seu público.
A edição de suas Obras Completas recebe o título. Do próprio Pirandello, de Máscaras Nuas, pois aí abrange a simulação dos outros e de si mesmo, simulação em que o autor vê uma forma de personalidade e do Eu, mas com um ser insondável por trás. Máscaras analisadas com penetrante lucidez.

“Regozijo-me crer que este Prêmio (Nobel), me foi outorgado muito menos pelo virtuosismo – sempre de pouca importância para o escritor- do que pela sensibilidade humana de minha obra.
Luigi Pirandello.
Fontes consultadas:
Livro:
Biblioteca dos Prêmios Nobel de Literatura
Luigi Pirandello (Itália)
Editora Opera Mundi - RJ - 1970.
Blog
Lígia Guedes - Brasil




















Comentários