Breve biografia de Florbela Espanca
- morhyjr
- 3 de set. de 2017
- 1 min de leitura
Florbela Espanca nasceu no Alentejo, Vila Viçosa, Portugal, em 1894.

Filha ilegítima de João Espanca com uma criada, esta grande poetisa portuguesa situa-se logo de início na contramão das normas sociais de sua época e lugar. Foi registrada como de pai incógnito o que era mal visto pelos de sua condição sócio-econômicos.
Teve como madrasta Mariana Espanca, que oras a exibia como troféu para agradar o marido, oras com desprezo, por ser a lembrança viva de sua incapacidade de dar a luz.
Quanto a seu pai João Espanca este estava mais interessado em buscar frequentes conquistas amorosas.
Três anos depois do nascimento de Florbela nasce Apeles, seu irmão, situando-se nas mesmas condições que a irmã. Apeles irá tornar-se o grande depositário de bons afetos de Florbela.
Aos 7 anos e idade a pequena Florbela escreve sua primeira poesia " A Vida e a Morte", já demonstrando estar governada pelo signo da melancolia, tema que aprofundará em suas futuras produções artísticas literárias.
Ao longo da vida Florbela casou-se por 3 vezes e por 3 vezes divorciou-se , o que era motivo de repúdio para uma sociedade e uma época patriarcal e machista, que limitava à asfixia as liberdades femininas.
Apeles torna-se piloto de avião e a certa altura dá-se a tragédia: O avião em que Apeles pilotava sofre pane no ar e cai no Tejo, vitimando o mais forte ponto de apoio afetivo de Florbela.
Aos 36 anos as crises de depressão de Florbela tornam-se insuportáveis , vindo esta a encerrar sua existência na Terra com uma dose fatal do barbitúrico Veronal. Esta fora sua 3a e última tentativa de suicídio.




















Comentários