Novos posts, antigos erros...
- morhyjr
- 8 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Em Fevereiro de 2012 quando o blog www.bibliotecadomurilo.blogspot.com engatinhava, foi detectado alguns erros técnicos em uma resenha minha - de um livro de autobiografia romanceada de Joseph Conrad ( A Flecha de Ouro) - e sinto que incorri no mesmo erro ao resenhar e publicar a ultima postagem aqui, também de uma autobiografia romanceada: Sempre em Movimento, de Oliver Sacks.
Vou tentar ficar mais atento futuramente e corrigir-me se conseguir.
Grato...
Murilo Morhy Junior.
Segue o texto antigo :
Submeti a resenha de A Flecha de Ouro, publicada neste blog, à apreciação crítica de um profissional da área de letras. O resultado reproduzi na íntegra (logo abaixo). Como não fiz nenhum curso que me ensinasse técnicas adequadas para isto, surgiram alguns "erros" mais ou menos grosseiros, o que quero compartilhar com vocês. ( Alguém gostaria de complementá-lo ou inserir injunções?)
Boa leitura!

Prezado Murilo, O seu texto cumpre o requisito de 30 linhas (ultrapassa um pouco, são 33), porém este não é o mais importante. A maioria dos parágrafos tem 2 linhas (ou uma e meia) e há até um com uma única linha. Sem essas divisões, o texto mal superaria as 20 linhas. Existe um erro grave na sequência do antepenúltimo e penúltimo parágrafos - Elegi este livro como uma das mais representativas já criadas pelo autor, tanto no conteúdo quanto no estilo. Sua paixão por D. Rita é intensa, platônica e juvenil, o que contrasta com uma maturidade ímpar quanto a questões práticas navais, ceticismo e imparcialidade quanto à trama política em questão. Em primeiro lugar, mesmo que o livro seja (como me parece ser) autobiográfico (você fala em biografia - no caso, entendo que seria autobiografia - romantizada - mas romanceada seria melhor), não se pode confundir o autor Conrad (uma pessoa real) com o personagem Conrad (um personagem criado com base no próprio autor, decerto, mas mesmo assim um personagem). Então não cabe dizer sua paixão (do autor) por D. Rita. Em segundo lugar, da forma como está escrita a sequência, a paixão poderia ser até do livro (embora isso claramente seja absurdo, e é precisamente por isso que se deve evitar essa ambiguidade na escrita). Também não cabe você "surgir" no meio do texto. É possível escrever resenha/ crítica na primeira pessoa, até porque é um texto opinativo, porém Elegi este livro é o único momento em que você se coloca no texto, o que pode até confundir o leitor. Não chega a ser de todo errado, mas mais uma vez aqui falta contextualização - você já leu todos ou ao menos muitos dos outros livros de Conrad? Para dizer que é uma das mais representativas (obras) já criadas pelo autor, você precisa demonstrar ao leitor que conhece de fato a obra do escritor analisado. Aqui também há erro de concordância ou falta de ao menos uma palavra - seria um dos mais representativos livros ou uma das mais representativas obras ? Há também erros de pontuação - o correto é se usar um espaço após à vírgula, o que não ocorreu em nenhum dos casos na frase: "Blunt , o militar aristocrata falido e D. Rita,uma bela..." Enfim, creio que o melhor seria você enviar nova versão do texto, ou então um texto todo novo, seu novo prazo é o sábado, 23/12. Aguardo. Fabio Gomes




















Comentários